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sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A & F

Paixão americana, vicio brasileiro
Todos os brasileiros (e outros  estrangeiros) que vão até os Estados Unidos fazer compras, não deixam de passar por lá. Crianças, adolescentes e adultos são apaixonados pela marca, não tem idade, com uma grande variedade de moletons macios e quentinhos ela conquista a todos. Estou falando da Abercrowbie & Fitch, marca americana que surgiu em 1892 (acreditem), em Manhattan.
A idéia do seu fundador, o engenheiro David Abercrowbie, era se inspirar nos esportes ao ar livre para dar cara a marca. Sua clientela era composta por caçadores e exploradores, que procuravam em sua loja roupas adequada e armas, neste momento o símbolo da marca foi escolhido como sendo o alce. Já em 1900 uns de seus principais clientes Erza Fitch, entra como sócio e quatro anos mais tarde o nome deixa de ser apenas Abercrowbie, para se tornar Abercrowbie & Fitch. Sua popularidade chegou no século 20,quando a marca tornou se a preferida da elite americana, sem perder sua característica esportiva.
Em 1913, sua loja ocupa a quinta avenida em NY, sendo a primeira loja a vender o masculino e feminino em um único espaço. A idéia de ser uma marca esportiva esteve mais presente nos anos seguintes, A & F passou a vender equipamentos para esportes, como golfe, tênis, pólo e pesca. Com isto alguns nomes importantes tornaram se fãs da marca, como o Presidente Theodore Rosevelt, Greta Garbo e Ernest Hemingway.  
Nos anos 50 e 60, as grandes redes esportivas surgiram , ligada a expansão da classe média americana levando a marca a uma crise financeira, apesar de todo o seu sucesso. No ano de 77 foi decretada sua falência, foi quando uma rede esportiva popular de Huston comprou a marca e reformulou toda sua linha. Mas devido ao grande desgaste a marca foi vendida novamente, agora para o grupo The Limited, por um valor simbólico. Neste momento surge a Abercrowbie & Fitch que conhecemos.
O diretor executivo Mike Jefreis, fez uma grande mudança acabando com a venda de artigos esportivos nas lojas e dedicando linhas de roupas informais e casuais, incluindo jeans surrados e camisetas básicas. Com a onda vintage em alta, as peças desgastadas e rasgadas viraram hits. Seu logo virou ‘’Casual Luxury’’, seguindo o caminho do luxo a marca não faz nenhum tipo de liquidação, se agarrando aos adolescentes de classe média, formadores de opinião perfeitos para render a marca ao sucesso absoluto. Com seu enorme crescimento, em 1996 a marca tornou se independente e abriu capital. Pouco tempo depois, surgiu a Hollister com seu estilo mais surf, a marca Kids e mais tarde a Gilly Hicks maracá de lingerie feminina.
Uma grande marca estava pronta e perfeita, com ajuda de suas propagandas com meninos e meninas com beleza estonteantes e com pouca roupa, a Abercrowbie tornou se uma marca jovem e moderna. Característica que também está presente em suas lojas, com decoração em preto, luz baixa e música alta e animada. Vendedores jovens, bonitos e bem vestidos claro. Algumas lojas tem na entrada, um lindo jovem sem camisa que recepciona os clientes, as mulheres adoram as boas vindas.
Giuliana Caliceti




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